domingo, 23 de janeiro de 2011

5 milhões...

...de portugueses deitaram no lixo o direito de votar.
Incrível.
Ainda bem que houve uma coisa chamada 25 de Abril, não foi?

Estou deveras chocada com a quantidade de pessoas ignorantes e apáticas que este país tem. Admitia um máximo de 10% de abstenção porque pode-se estar acamado, doente, acontecer algo de realmente impeditivo, trabalhar horas a mais do que é suposto... whatever. 10% é o máximo aceitável. Agora o resto? Pessoas sem opinião e ignorantes que, na sua maioria, devem ter passado a tarde a fazer coisas bem mais engraçadas ou mesmo a mandar bitaites ou a queixar-se do estado do país enquanto faziam umas compras num qualquer shopping. Votar? Que maçada. Pois claro.
Que bom.

5 comentários:

Anónimo disse...

Já comentei no outro mas comento outra vez neste! Estou tão indignada como tu! Que raio de povo é este? Tantos países que lutam pelo direito de voto, tantos anos que as mulheres lutaram pelo direito de voto em Portugal e depois 5 milhões deixam-se ficar por casa! Inadmissível!

Marina disse...

É preciso não esquecer os milhares de estudantes universitários que estão deslocados dos seus locais de voto. E podes dizer que é fim de semana, que se pode ir a casa votar. Mas vê bem, além de ser época de exames, muita boa gente não vai a casa votar porque é caro. Sim, custa muito dinheiro. Não são 10 nem 20 euros. Ir a casa e voltar representa, para a grande maioria, um custo à volta de 40€. É bastante dinheiro para quem tem de pagar duas contas de casa, luz, água, gás, comida. Passe, livros, fotocópias e etc, etc, etc.

E embora se tenha permitido finalmente o voto antecipado, ninguém se deu ao trabalho de mencionar isto nem explicar as condições. Nem os candidatos, nem a comunicação social, nem as juventudes partidárias, nem associações académicas. Ninguém.

Sim, a apatia é geral. Mas por isso é que se tem de incutir na massa jovem o poder de um voto e o dever de votar. E ninguém até agora se deu ao trabalho de motivar nem de envolver os mais novos, que podiam, e iam de certeza, fazer a diferença nesta eleição.

Juanna disse...

Não são 5 milhões porque o universo de votantes não é de 10 milhões.

Juanna disse...

Errr...ainda assim, foram muitos (demasiados) os que não votaram.

Cat disse...

Sim Juanna, não são 5 milhões. Foi um número redondo símbólico para "metade do país". Mas mesmo tirando os menores e os que estão fora do país, ou estiveram doentes, ou acamados, ou seja lá o que for... Mesmo que chegue a 3 milhões de pura abstenção, é muito. Mesmo.