quinta-feira, 8 de setembro de 2011

«Se é Moda vamos a ela...»

A frase aplica-se na perfeição à noite de hoje mas tem mais de 40 anos. É da autoria do meu avô.

Ora, a minha querida mãe ainda é do tempo que era "mal visto" as mulheres usarem calças. Isso e outras peças mais ousadas. Ainda para mais uma menina boa aluna e bem comportada como era a minha mãe. Usar calças? Um escândalo... Não foi assim há tanto tempo. Portugal. Anos 60. Estado Novo.

Ela queria porque queria ter umas calças e lá foi, de mansinho, tentando convencer a minha avó (e o meu avô) de que tinha de ter umas calças. Argumentava que era giro, que todas as amigas tinham, que estava na Moda... E o meu avô, quando cedia, respondia em tom de brincadeira: «Ai é Moda? Então se é Moda, vamos a ela!»

A minha mãe lá conseguiu as calças - com um fecho de lado porque fecho à frente já era esticar a corda da decência - e a frase ficou. Até hoje.

A "minha moda" para a Fashion's Night Out que acontece hoje vai ser mais ou menos isto (sem uma 2.55, pois). E acho que o meu avô, se me visse, não ia achar muita piada mas lá responderia:
«'Tá bem pronto, se é Moda vamos a ela!».



Vou passar pelo Tivoli, Avenida da Liberdade e Chiado. E vocês, vão ficar em casa? It's Fashion's Night Out!

2 comentários:

Juanna disse...

Curioso, já ouvi algumas pessoas dizerem que não podiam usar calças no tempo do Salazar. E eu acho estranho porque a minha avó (que tem agora 77 anos) usava, mesmo para ir dar aulas. E a minha mãe (que nasceu em 57) usava micro mini saias e calças. E vivia em Estremoz!

Cat disse...

Olá Juanna!

Todas estas questões dependem da educação e do seio familiar e não só da época.
A minha mãe teve dificuldades em usar calças quando era nova, antes de entrar para a faculdade, quando andava no liceu...

Não era uma proibição. Nada disso! Dependia muito... E mini-saias usava. Mas lá está, com as calças era complicado...