terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Flutuar é bom e faz bem

Na segunda-feira fui à ansiada sessão de flutuação no espaço BBalanced. O sítio em si não é nada de mais, não passa de um centro de flutuação com aspecto de clínica de fisioterapia, mas a sessão... ui, a sessão.

Excluindo a parte em que a senhora (deveras simpática por sinal) passou meia hora a falar sobre o que é a flutuação, para que serve, como se deve fazer, os botões da cápsula e tudo e tudo e tudo, somos deixados sozinhos numa pequena sala em que está a cápsula (grande q.b.), uma toalha, chinelos, um cabide grande, tampões para os ouvidos, cantinho para duche antes e depois e respectivos produtos.

A moça recomenda que a sessão, de 60 minutos, seja feita totalmente às escuras, totalmente em silêncio e com a cápsula completamente fechada. Completamente isolados, portanto. Isto porque a flutuação permite, basicamente, "passar para o outro lado". É o ambiente mais próximo que se conseguiu até hoje do ventre materno.Genericamente ficamos apenas ligados ao mundo através da mente já que todos os nossos outros sentidos são anulados. Se a coisa correr bem, ficamos em estado de pré-sono, assim naquele vai-vem, liga-desliga.

Foi excelente! No início é estranho porque o corpo parece uma rolha... Mas se nos deixarmos ficar o organismo estabiliza e flutuamos sem qualquer esforço. Ao nível do rosto é como se tivéssemos uma máscara... Apenas os olhos, a boca e o nariz ficam de fora. Ao nível do corpo, inicialmente parece que andamos de um lado para o outro dentro da cápsula e que batemos com os pés e as mãos nas paredes. Gradualmente, sem nos apercebermos, vamos desligando e a mente flutua de tópico em tópico, de memórias em memórias até às tarefas do dia que ainda estão por fazer...

No fim da sessão, a música e luz voltam lentamente acordando-nos do "sono" e parece que não passaram os 60 minutos. Para além disso a água é super quentinha e não nos apetece sair de lá!

Relaxar, desligar, passar para o outro lado, aliviar as tensões, perder a noção do tempo.
Óptimo! Estava mesmo a precisar e recomendo! Por mim, ia lá todas as semanas!

Fica a fotografia possível da cápsula.

2 comentários:

Irina disse...

Eu acho que ficava nervosa por ficar fechada aí dentro ^^

Anónimo disse...

Eu já experimentei e adorei! Achei o espaço calmo e acolhedor. Fechei a cápsula sem problema apesar de ter algum receio, mas de facto lá dentro não mete medo. Recomendo para quem queira fazer uma pausa do mundo :)
Ana